O Coro

O Coro da Diocese de Santo Amaro é um grupo que se dedica a promover e divulgar a música sacra por meio de concertos, missas e celebrações presididas pelo nosso Bispo Diocesano, Dom José Negri, PIME.

Após uma audição, os cantores recebem sua classificação vocal como soprano/contralto, para mulheres, ou tenor/baixo, para os homens. Nenhum conhecimento prévio é necessário para participar.

catedral2
Pregação de Dom José Negri, PIME, na missa de abertura da Porta Santa da Catedral de Santo Amaro, em 13/12/2015

HISTÓRICO

O Coro Diocesano foi instituído em novembro de 2011  por Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm, hoje Bispo Emérito da Diocese de Santo Amaro. O reconhecimento de que o canto gregoriano, a polifonia e o órgão “constituem a verdadeira música da Igreja Católica Apostólica Romana” e “tem o primeiro lugar nas celebrações liturgicas” constam expressamente do Decreto Episcopal de criação. Assim, o Coro Diocesano já nasceu comprometido com as finalidades maiores da música sacra: a glória de Deus e a santificação dos fiéis.

Desde então, o grupo já participou de vários concertos e celebrações, destacando-se a apresentação na visita do Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello (2012), a dedicação do Santuário Theotokos “Mãe de Deus” (2013), o Jubileu de 25 anos da Diocese de Santo Amaro (2013) e a missa de Ação de Graças pela posse do Desembargador José Renato Nalini como Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2014) e, mais recentemente, a posse de Dom José Negri, PIME, como Bispo Diocesano e a missa solene de abertura do ano jubilar da misericórdia (2015).

Participou em 2015 da Virada Cultural, apresentando-se no Mosteiro de São Bento e na Catedral da Sé. E agora, em 2016, o Coro Diocesano foi selecionado pela Fundação Theatro Municipal para o projeto Jornada Coral Paulistana, pelo qual receberá fomento e ajuda financeira da Secretaria Municipal da Cultura para a realização de suas atividades.

IMG_0165
Apresentação do Coro Diocesano na missa do Jubileu de 25 anos da Diocese de Santo Amaro (2014), que foi televisionada pela Rede Vida

6 comentários sobre “O Coro

  1. Gostaria o hino dedicado a santo Amaro/partitura, audio, por favor. Tenho uma devocao por este santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s