Música e Liturgia

É desde 1903, com o “motu proprio” do Papa São Pio X, que a Igreja Católica vem tentando recuperar um dos seus maiores patrimônios culturais: a música sacra.

Psallite_logo2

É o que afirma o n. 112 da Constituição conciliar sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium = SC):  “a tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia Solene” (SC 112).

sacro

Em 1963, quatro anos depois da aprovação desse documento, o Papa Paulo VI mandou preparar um documento especial – a Instrução Musicam Sacram (= MS), inteiramente dedicada às questões da música na Liturgia. Nela, recomenda-se que “entre os fiéis, sejam formados com cuidado especial, no canto sagrado, os membros das associações religiosas de leigos, de modo a que possam contribuir mais eficazmente para sustentar e promover a participação do povo“. E “não só o Coro, mas também o povo deve receber, além da formação no canto, a possível formação litúrgica“, (…) “começando logo nos primeiros anos de formação nas escolas elementares”. Logo, e justamente  porque desempenham um ministério litúrgico, os coros devem merecer “uma atenção especial” (MS 18 a 24).

________________________________________________________________________________________

Você se interessa sobre o tema? Então confira abaixo algumas publicações feitas em nosso site sobre formação litúrgica:

“A Igreja deve recuperar a sua própria tradição musical”, afirma o Papa Bento XVI

Cantos “que acompanham o rito” e cantos “que são o rito”

“O péssimo nível da música litúrgica deve-se à falta de formação musical dos padres”

Quais são os critérios para a escolha da música litúrgica?

Como reger o canto gregoriano?

– “Ubi Caritas et amor” de Maurice Duruflé e o papel do texto na música sacra

Documentos da Igreja sobre Música Sacra

Uma premissa fundamental para bem compreender a música sacra passa pela leitura e estudo dos documentos oficiais da Igreja, os quais estabelecem princípios e regras para a escolha, composição e interpretação da música na liturgia.

Na seguinte página, a Meloteca, podem-se encontrar os documentos oficiais do Vaticano referentes à música sacra, já traduzidos para o português: http://www.meloteca.com/musica-sacra-documentos.htm

Apostila – Instrução Geral do Missal Romano

Em 2012, o Coro da Diocese de Santo Amaro editou uma breve apostila contendo uma compilação das regras sobre música previstas na Instrução Geral do Missal Romano.

Faça uso do documento, fazendo o download a seguir: IGMR

Confira também o post:

Instrução Geral do Missal Romano – critérios para a escolha dos cantos da missa

Anúncios

2 comentários sobre “Música e Liturgia

  1. Sou organista na liturgia tenho imensas partituras, do “Cantemos todos”, novo e velho e “canta amigo” etc.
    Como sabe são livros grandes e as fotocopias para coro o ficam com uma parte negra, peço se é possível arranjar partituras para uso dominical comum diga-me quanto é, já tirei algumas daqui, estão limpinhas
    Obrigado por fazer algo de útil à comunidade cristã,
    abraço fraterno

    1. José Luis Gomes, será que me pode ajudar? O coro litúrgico da nossa paróquia ficou sem o seu organista. A nossa única opção instrumental sou eu (que antes regia) e a minha viola… Apesar de ter alguma (pouca) formação musical, sei ler as pautas, mas é raro encontrar os acordes das músicas. Note que o meu conhecimento de guitarra clássica também é autodidata… Como estamos numa situação de urgência, sabe me dizer onde poderei encontrar esse tipo de trabalho publicado? Sem ser o “Canta amigo…” que temos, não tenho os salmos, p. ex… Não tenho tempo para tirar acordes e sempre fico com a sensação que não estou a fazer bem… Se quiser me responder pode fazê-lo para o meu mail acacia.cravo@sapo.pt. Por nada deste mundo queria que o coro acabasse mas gostaria de manter o nosso repertório… Entende-me? Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s