Partituras

Como escolher música para a liturgia?

A correta seleção de cantos para a liturgia tem o texto como seu primeiro e mais fundamental passo. A música sacra deve refletir o seu significado, conectando arte musical e função litúrgica. As obras presentes nesta página são fruto dessa escolha, buscando sempre o atendimento dos critérios exigidos pela Igreja, além de refletir a busca, sempre salutar, dos “dois equilíbrios” inerentes à música sacra:

(i) entre seus atores, ou seja, nas participações do Coro, do órgão e da Assembleia e

(ii) entre o português e o latim, cujo uso também deve fazer-se presente na liturgia;

012

_________________________________________________________________________

ATENÇÃO: Todas as partituras disponibilizadas pelo Coro da Diocese de Santo Amaro foram gentilmente cedidas pelos seus autores para uso exclusivamente litúrgico. O uso que, de qualquer forma, assuma finalidade comercial é vedado e se subordina à autorização expressa do titular dos direitos de autor, nos termos da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Ao realizar qualquer download, você expressamente concorda com esses termos e reconhece aos titulares os seus legítimos direitos morais e patrimoniais sobre as obras.

_________________________________________________________________________

Ordinário da Missa

Advento

Quaresma

Tempo Comum

Polifonia

_________________________________________________________________________

Conheça a nossa apostila, a “Psallite Sapienter

Essa compilação de partituras constitui o repertório selecionado para o Coro da Diocese de Santo Amaro. Na escolha das peças, buscamos atender as necessidades de um grupo ainda não consolidado, mas que assume para si, como seu ministério, a tarefa de cantar semanalmente a liturgia.

Por este motivo optamos pela organização de um volume único, que concentre não só as peças já trabalhadas pelo Coro, mas que contemple igualmente a sua progressiva substituição por outras de maior complexidade e beleza.

Na seleção do repertório, buscamos composições que reunissem, além da inspiração gregoriana, os requisitos de santidadeuniversalidade e qualidade das formas, elencados em 1903 por São Pio X no seu Motu proprio “Tra le sollecitudini” sobre a música sacra. Ademais, o Concílio Vaticano II, na constituição Sacrosanctum Concilium, ressaltou a importância de que os textos utilizados estivessem de acordo com o magistério da Igreja e com as Sagradas Escrituras (n. 121), combinando o uso da língua portuguesa com o latim (n. 36) e favorecendo, dentre variados gêneros, a polifonia sacra e o canto gregoriano (n. 116).

Destarte, as peças escritas em português ou adaptadas à nossa língua foram selecionadas à luz destes critérios, de modo a favorecer a participação da assembleia (n. 14) sem menoscabar a liturgia. Também ao canto gregoriano foi assegurado papel de destaque, seja no ordinário da missa (missas VIII, de Angelis e IX, cum iubilo), seja na presença de hinos variados (veni creator spiritus, jesu dulcis memoria) e de cantos que compõem o próprio das principais solenidades do ano (dominus dixit, resurrexi, spiritus domini).

Esta compilação é dividida em seis partes: ordinário da missa, Advento e Natal, Quaresma e Semana Santa, Páscoa e Pentecostes, solenidades e festas de Nossa Senhora e tempo comum. Na medida do possível, incluímos também arranjos corais de cantos pastorais já bem conhecidos em nossa diocese, com vistas a aproximar ainda mais o trabalho do Coro da Diocese de Santo Amaro das comunidades que, no exercício do seu ministério, vier a visitar.

Por fim, resta esperar que o presente material revele-se útil para atender ao que a já mencionada Sacrosantum Concilium afirma serem as duas finalidades da música sacra: promover a maior glória de Deus e a santificação dos fiéis (n. 112).

Psallite sapienter (Sl. 46, 8).

Cantai sabiamente.

Anúncios

14 comentários sobre “Partituras

  1. Nosso site está muito legal, mas ainda vejo que as novas músicas que vamos agregando ao repertório não estão disponibilizadas. Partituras de Panis Angelicus, Ave Verum corpus de Mozart, Alma de Cristo, Misericórdias Domini precisam ser postadas no site para cópia pelos visitantes.

    1. Carlos, falta disponibilizar somente as partituras do Ave Verum e do Panis Angelicus. O Alma de Cristo e Misericordias Domini já estão disponíveis. Basta clicar no link acima, nesta mesma página.

  2. João batista , Paroquia NS de lourdes de aguas da prata , tudo muito bom, mas também não acho as partituras do advento , acho uma grande falta de consideração da cnbb nos vende os cds sem as partituras ,e nos criam dificuldades pra acessá-las alguém poderia me ajudar ?

  3. Olá! Tenho quase todas as vossas partituras. São preciosíssimas! Mas ainda me faltam algumas, apesar de ter um repertório, também valiosíssimo, que me foi legado pelas minhas saudosas Avó Materna e Mãe. Tenho -me dedicado à Música Litúrgica desde Menininha, pois aos 5 anos de idade cantei, sozinha, o Credo em Latim, numa celebração Litúrgica, há cerca de 45 anos. Não sabia o que dizia, mas recebi Felicitações de todos e muitos beijinhos. A Maestrina foi a minha Avó. E assim continuei, dedicando-me à Música Sacra, ao Canto e à Família, que veio a seguir. Considerem-me disponível para «qualquer coisa». Um Abraço. Maria.

  4. É a primeira que visito o site e gostei muito. Acredito que iremos utilizar algumas partituras das que vi hoje. Canto em missas e gostamos de inovar sempre que possível – sem sair do tema litúrgico. Que Deus continue abençoando a todos que trabalham neste site tão útil!

  5. Salve Maria!
    Saudade de minha antiga diocese!!!!!
    Estou me preparando para a Semana Santa com o Ministério de Canto Litúrgico e gostaria de um repertório para o Tríduo Pascal, em especial para teclado (com efeito de órgão). Espero que vocês tenham algo!
    Desde já os agradeço por este tão belo e importante apostolado, a Música Litúrgica deve prevalecer!!!!
    Agradeço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s