Formação de salmistas

Desde 2012, o Coro da Diocese de Santo Amaro organiza um curso de formação de salmistas, voltado à execução prática do salmo responsorial. Com base nos tons salmódicos presentes na última edição do Antiphonale Romanum,  selecionamos seis tons que reputamos adequados seja para a celebração do ofício, seja para uso ao longo das missas do ano litúrgico.

Nossa apostila contempla, ainda, algumas sugestões de melodias para as antífonas e refrões, bem como um suplemento contendo indicações rápidas para a pronúncia do latim eclesiástico e alguns salmos e textos extras, para treino.

O material é de livre reprodução e é nosso maior desejo que seja usado tanto para fins didáticos quanto para fins litúrgicos. O uso é livre: basta citar a fonte.

  Apostila – Curso de Formação de Salmistas

Críticas ou sugestões? Envie um e-mail para corosantoamaro@gmail.com

Como cantar os salmos?

O salmo pode ser executado mediante três diferentes formas:

a)      Forma direta: o texto é cantado ou recitado sem interrupções, pelo solista ou por coros alternados (como ocorre, com frequência, no Ofício Divino). A antífona é recitada somente ao começo e ao final.

b)     Forma responsorial: após propor uma antífona, que é repetida pela assembleia, o texto do salmo é canto pelo solista. A antífona é repetida pelo povo como resposta, após cada estrofe. Instaura-se, assim, um diálogo entre solista e assembleia, motivo pelo qual, aumentando a participação (ativa e passiva) do povo, é a forma preferida pela Instrução Geral do Missal Romano (IGMR, n. 61).

c)      Forma gradual: é fruto da evolução da forma responsorial que, tornando-se musicalmente mais complexa, teve seu texto progressivamente reduzido a duas proposições: uma antífona acompanhada de um versículo do salmo correspondente, que lhe serve de resposta. Com melodia bastante ornamentada, o gradual é geralmente confiado ao solista e é a única forma de execução do salmo admitida na liturgia tridentina.

Para facilitar o canto, o texto bíblico é metrificado, ou seja, organizado em conformidade com o ritmo, acentos e as sílabas tônicas das palavras. Nem sempre, porém, a metrificação adéqua o texto do salmo à melodia fixa, em tom recitativo, que se usa para cantá-lo. Por essa razão as melodias propostas a seguir apresentam a flexa, tornando possível a sua adaptação inclusive aos salmos que apresentem estrutura ternária.

Estrutura binária:

-Não negueis para mim vosso amor! * Vossa graça e verdade me guardem!

Estrutura ternária:

=13 Pois desgraças sem conta me cercam, minhas culpas me agarram, me prendem, * e assim já nem posso enxergar.

A metrificação acima – já aplicada integralmente na apostila – obedece sinais para a flexa (†) e para a mediante (*), sempre que o texto o exigir.

6 comentários sobre “Formação de salmistas

  1. Muito bom seria se tivesse vídeo ,com as melodias correspondentes a cada tom, para que pudessemos aprender e aplicar.

    1. Estamos trabalhando nisso, e marcamos inclusive para um ensaio para tal. Se Deus quiser, estará já disponível ao final do ano.

  2. Somos animadores de uma pequena Paróquia no interior do RS. Nosso Padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus. Temos um pequeno coral, que, dentro de nossas possibilidades utilizamos até 04 vozes.
    Gostaríamos de receber material de canto, polifônicos se possível, do tempo comum, datas especiais e sobre nosso padroeiro.
    Temos a certeza que será muito bem utilizado por nós todos.
    Que Deus os ilumine nesse trabalho magnífico.
    Abraços.

  3. Estou a frente do coral Nossa Senhora Do Ó de Traipu/Alagoas a menos de um ano, baixei a apostila ” curso de formaçâo de salmistas”, gostaria de saber se vocês poderiam mim ajudar disponibilizando vídeo de ensaios de vocês, possibilitando assim uma melhor aplicação do conteúdo e um melhor aproveitamento da apostila “curso de formação de salmistas” que vocês disponibilizaram, ao mesmo tempo peço tambem se possivél algo que nos ajude a compreender melhor a pronuncia do LATIM, pois cantamos a novena da padroiera por sua maioria dos hinos em latim, onde, por maior parte não sabemos se pronunciamos correto ou não, desde já muito agadecido em nome de Deus, de Jesus e de sua mãe a Virgem Maria, abraços a todos
    Fiquem com DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s